sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Otimismo!!!

Bom amigos, esse post serve para qualquer tipo de doença...Afinal como minha mãe mesma diz Stiff Person Syndrome é como qualquer outra doença que é necessário controlar...uma pessoa com diabetes por exemplo deverá fazer controle da glicemia a vida toda e também terá as suas limitações... Então não encaro a Stiff como um bicho de sete cabeças, estou doente sim mas preciso fazer o tratamento correto e seguir as ordens médicas...assim como o diabetes obriga o paciente a fazer o controle da glicemia e se aplicar insulina (por vezes).
Acontece que por pior que seja a doença depende muito de como você encara ela... tenho como por exemplo minha avó paterna que faleceu de Esclerose Lateral Amiotrófica infelizmente, essa é uma doença que vai paralisando gradativamente os músculos, não havia outras formas de controle na época; Mas me lembro muito bem como ela encarou a doença... ela se deixou levar, se abateu, se entregou... lutou mas não encontrava forças, não sei porque; Eu era pequena e não tinha maturidade para ter esse tipo de conversa com ela... Acontece que a perdemos...e ela faz grande falta no nosso convívio... Outro dia eu estava no ambulatório de Neuromuscular da Unifesp, que é onde me trato, esperando por uma consulta e como sempre converso com todo mundo...do nada me deparo com uma senhora que lembrava muito a minha avó, aí conversa vai conversa vem, ela me contando das atividades dela, que dá aulas de catecismo na igreja, cozinha, arruma a casa...e então decidi perguntar o que ela tinha foi aí que realmente me surpreendi... aquela senhora cheia de vida tinha a mesma doença da minha avó Esclerose Lateral Amiotrófica, eu meio que chocada com a situação soltei: -Minha avó teve! Ela rapidamente olhou para minha mãe e disse: -Quanto tempo ela viveu??? Choque total entre mim e minha mãe, como alguém poderia falar da morte que a doença dela poderia causar sem um pingo de angústia??? Minha mãe respondeu pasma 3 anos e 6 meses... A senhoria sequer se chocou já tinha a ELA por 5 anos e nenhum sintoma...energia de sobra e para meu espanto não deixou se abater pelo que fomos obrigadas a revelar.... Levei uma lição... Não importa a gravidade da doença e sim como a encaramos...e aquela senhora era o mais belo exemplo de Deus de como encarar a doença ou melhor a vida....não era a doença que ela se apegava e sim a vida que ela tem....Que coisa linda!!!
Não vou dizer que sou 100% otimista, muito raramente eu me deixo abater, assim como deve acontecer com a senhora... sou humana, ela também... as vezes a gente tem deslizes. Mas na maioria das vezes procuro me espelhar naquela senhora cheia de vida... Porque não me adianta de nada ficar deitada em casa chorando ou se entregar... a vida sempre segue seu rumo... seja em qualquer situação que você esteja... pensamentos positivos sempre te levam a um lugar melhor.... Não importa se está doente, se perdeu um grande amor, se é falta de grana.... se você manter sua cabeça erguida e com otimismo no coração não existirá nada que te derrube... Deus está do lado de quem tem pensamentos bons e ele não te abandonará nesses momentos....


"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
Winston Churchill